Objetivo da qualificação é capacitar e atualizar profissionais da assistência da unidade do Governo de Goiás no município para tratamento de pacientes

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) promoveu, para os colaboradores da assistência, um treinamento sobre prevenção das lesões por pressão. A capacitação foi conduzida pela coordenadora da enfermaria, Edna Ribeiro de Almeida.

De acordo com coordenadora, as lesões por pressão são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. “Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas”, explicou.

Edna destaca que a ferida pode ser superficial ou profunda, chegando a comprometer músculos, tendões, ossos e até órgãos. “A principal causa desse tipo de lesão é a falta de movimentação, já que a pressão constante no mesmo ponto diminui consideravelmente a circulação sanguínea do paciente acamado”, afirmou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde