Thiago Gusmão ministra treinamento a instrumentadores cirúrgicos do Hospital Estadual de Jaraguá

Procedimento apresentado na unidade do Governo de Goiás em Jaraguá integra atividades de paramentação cirúrgica como medida de prevenção de infecção do sítio cirúrgico

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizou, na quinta-feira (18/05), um treinamento para os instrumentadores cirúrgicos da unidade sobre a degermação Operatória das Mãos. A capacitação foi ministrada pelo cirurgião geral Thiago Gusmão.

A coordenadora do centro cirúrgico do Heja, Gláucia Siqueira, explica que a degermação operatória das mãos e dos antebraços é um procedimento que integra as atividades de paramentação cirúrgica como uma medida de prevenção de infecção do sítio cirúrgico.

“A técnica faz a remoção de sujeira, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções por contato. Além disso, a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas”, afirmou.

A coordenadora revela que a educação continuada visa à melhoria e qualidade na assistência de enfermagem para o cliente, sendo uma alternativa de aprendizado para os profissionais da saúde. “A educação continuada na enfermagem envolve várias atividades, com o intuito de cuidar, organizar, gerenciar e educar”, exemplificou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Gênnesis

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO